Powered By Blogger

.:. Horário Mundial .:.

Pesquisa personalizada

Dicas

Dica Verde: Energia Solar

A importância que a energia solar tem para o meio ambiente é indiscutível. É uma fonte renovável e limpa, é infinita e o melhor: não polui o meio ambiente.
O processo se dá pela captação da energia por painéis solares, que transformam as células fotovoltaicas em energia mecânica/elétrica. É muito usada para o aquecimento de água em residências e também de piscinas.
É uma alternativa não tão acessível principalmente pelos custos de fabricação e manutenção dos painéis, porém a economia na conta de luz é muito significativa: 50% de economia mensalmente. O custo do sistema de instalação é de R$ 1500 em uma casa com 3 pessoas. Porém, levando em conta a economia na conta de luz no final do mês, é muito válido.
Aqui vão algumas sugestões de onde você pode obter informações sobre preços e instalações de sistemas de captação de energia solar:
''Energia solar: Bom pra você e, principalmente, pro meio ambiente.''

.......................................................................................................................................................................

Dica Verde: Reaproveitamento da Água da Chuva

Pode não parecer, mas a água pode se tornar um artigo de luxo daqui alguns anos. As pessoas estão cansadas de ouvir que a água vai acabar, mas de que adianta todo o aviso se não pensam no futuro? Se você quer mudar a parte final da história do planeta pra melhor, saiba mais sobre o reuso da água da chuva e como proceder.
As pessoas logo pensam que a água da chuva é limpa e isso basta. Pode ser limpa, mas as calhas por onde ela vai cair, não. Um sistema para captação e filtragem mecânica precisa ser construído para armazenar esta água. Depois dessa filtragem especial, a água é bombeada para um reservatório especial – uma cisterna – no térreo ou no subsolo.
A água da chuva não é para beber, mas tem 1001 utilidades como tomar banho, cozinhar, irrigar o jardim, lavar o carro, lavar o quintal, entre muitas outras coisas. Sabia que algumas escolas e postos de gasolina já captam a água da chuva para usarem na descarga e na lavagem de carros, respectivamente?
Se você quer instalar um sistema de reaproveitamento da água da chuva, procure empresas como  Bella Calha (www.acquasave.com.br), que oferece sistemas completos de aproveitamento de água pluvial.
''Comece hoje a fazer a sua parte, estas pequenas ações feitas por todos fazem a diferença.''
.......................................................................................................................................................................

Dica Verde: O que você faz com o óleo sujo?

Você planeja aquela noite de hamburgers, fritas e refrigerantes com os amigos. Depois, sobra a louça pra lavar: frigideiras sujas de óleo. O que você faz com seu óleo? Nesta mesma situação, muitas pessoas jogam na pia sem pestanejar, mas o que eles mal sabem é que esse óleo vegetal é extremamente prejudicial ao meio ambiente. E, se alguns cuidados e procedimentos não forem tomados, sofreremos sérias consequências futuramente.
Quando você joga o óleo na pia, ele gruda nos encanamentos ocasionando entupimentos, além de ser um grande atrativo para ratos, baratas e escorpiões. Isso sem falar da poluição da água boa para o consumo, se o óleo for jogado direto nos rios, ele prejudica a oxigenação da água, tornando-a imprópria para o uso. 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água potável o que equivale a 50.000 galões de 20 litros. Caso for jogado no solo, impermeabiliza-o, favorecendo as enchentes e agravando o efeito estufa.
O óleo sujo pode ser reutilizado para a produção de detergente, sabão em pedra, ração para animais e biodiesel. O processo de reciclagem do óleo começa pela filtragem, retirando toda partícula deixada pela fritura. Depois toda a água misturada a esse óleo é retirada e, dependendo do grau de sujeira do óleo, ele poderá ser submetido a uma purificação química que retira os demais resíduos. Depois, o álcool é acrescentado ao óleo e uma substância catalisadora. Para transformar o óleo em biocombustível, ele precisa ser colocado no reator e ser agitado a temperaturas específicas para que possa ser usado em motores para a queima.
Se você não sabe o que fazer com o seu óleo, você deve procurar o PEV (Ponto de Entrega Voluntária) mais próximo de sua região para fazer o descarte corretamente. Deixe o óleo esfriar e coloque-o numa garrafa pet. Não precisa coar. Essas ações sustentáveis ajudam pequenas cidades, estimulando o uso e desuso conscientes do óleo. O sabão ecológico preserva a natureza e gera empregos.
Confira as dicas de como fazer sabão com o óleo de cozinha usado e consulte pontos de entrega para descartar seu óleo, visite: http://www.triangulo.org.br/site/descarteOleo.htm
''Com essas atitudes, você beneficia não só a você, mas o planeta inteiro e contribui para a renovação de energia.''
........................................................................................................................................................................


O que fazer com o Lixo Eletrônico?

Lixo eletrônico são baterias, pilhas, celulares – além de ser tudo aquilo que não serve mais pra você ou que você cansa de olhar algum dia: computadores, máquinas fotográficas, mp3 players e etc.
O que fazer com essas pilhas e baterias? Jogar fora junto com o lixo orgânico? Se você já fez isso ou ainda o faz, é bom repensar e ver os problemas que o lixo eletrônico causa ao meio ambiente. Com o advento da tecnologia – aparelhos com mp3, bluetooth, câmera, TV digital, etc – pessoas trocam de celular como trocam de roupa. A modernidade hipnotiza-os de uma forma, a imagem do consumo toma conta de suas mentes, ocasionando muitos celulares em excelente qualidade descartados diariamente juntamente com carregadores e baterias. Nos Estados Unidos, 426.000 celulares são jogados fora todos os dias.
O problema presente em descartar incorretamente essas pilhas e baterias é a quantidade de metais pesados que estão presentes neles. O mercúrio e o chumbo trazem danos sérios para o meio ambiente, contaminando a água, o ar e o solo. Suponha que a pilha seja jogada no rio, o metal se solta da pilha e um peixe come. Um homem vai comer esse peixe e vai ingerir todos os metais que esse peixe comeu.
Você deve levar pilhas, carregadores, baterias de celular, de relógio e etc para pontos de descarte ecologicamente corretos. Um modo fácil de fazer isso é com o projeto ‘e-lixo maps’, uma parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo , onde você pode achar locais que coletam e/ou reciclam o lixo eletrônico pesquisando qual o ponto mais perto de você pelo seu CEP e informando qual tipo de lixo eletrônico que quer descartar. O projeto é em todo o estado de São Paulo. Caso não encontre seu CEP, é só entrar em contato com eles no site http://www.e-lixo.org/ e se informar. Empresas como Nokia, Motorola, Kodak e Dell também recolhem baterias, computadores, máquinas digitais e etc.
Kodak: Ligue para (11) 3748-6000 para obter mais informações
Se você é de outro estado e conhece um ponto de coleta de lixo eletrônico, informe pro  tudão maneiro que divulgarei no blog.
e-mail: carneirinhos02@hotmail.com
.......................................................................................................................................................................

Preserve a Natureza e Economize!

Preservar o meio ambiente é uma atitude coletiva e depende de todos nós, por isso é importante valorizar nossas atitudes como uma pequena colaboração para o nosso próprio bem estar, das pessoas ao nosso redor e das futuras gerações.
E qualquer pequena ação vai te ajudar a poupar a natureza e também a reduzir os cursos em sua casa.
Veja algumas dicas que separamos para você economizar água e luz:
Para economizar água:

Confira que não há vazamentos em sua casa:
Custam somente alguns reais para consertar um cano ou torneira danificada, mas que pode economizar centenas de reais ao ano (além de muita água)
Troque as válvulas de descarga (parede ou caixa acoplada) para a de duas teclas: Na maioria das vezes, precisamos de menos água do que as válvulas comuns liberam a cada toque
Instale arejadores de água nas torneiras: Misturando ar na saída da torneira, você torna a água mais volumosa. Isso aumenta o rendimento ao lavar as mãos ou louças
Para economizar na conta, coloque uma válvula bloqueadora de ar no hidrômetro: Em algumas regiões onde a distribuição de água é descontínua, muitas vezes ar é medido no lugar de água.
Economia em dobro: Lembre-se que tipicamente, as concessionárias cobram pela água duas vezes: na entrada do hidrômetro, e na saída para o esgoto. Portanto, cada litro economizado é economia em dobro!
Na construção ou reforma, opte por piso drenante: ele drena água da chuva ajudando a minimizar o acúmulo de poças e enchentes
Para economizar energia:

Abra as cortinas e janelas:
Use luz e ventilação natural o máximo possível. Evite o grande vilão no consumo de energia: ar condicionado.
Abra um furo na laje e coloque um domus: Além de dar muita luz para ambientes com pouca janelas, dependendo do modelo você consegue criar uma saída de ar no alto da casa. Isso promove tanto a ventilação cruzada como o chamado efeito chaminé, onde o ar quente procura saída pelo ponto mais alto, aumentando a entrada de ar mais frio pelas janelas abaixo
Se já tiver muita luz, abra um furo na parede: A ventilação cruzada é sempre ideal para deixar a casa fresquinha e econômica. Se puder, abra uma nova janela na parede oposta às janelas existentes
Lâmpadas Ecológicas: Como alternativa ao domus, existem no mercado kits de “lâmpadas” ecológicas que conduzem luz solar por tubos até seu ambiente.
Pinte a laje de cobertura de branco: Para evitar o aquecimento de sua casa pela cobertura, pinte-a de branco. Simples e fácil.
Instale um jardim na cobertura: Também para evitar o aquecimento de sua casa pela cobertura (e ainda aliviar o sistema de drenagem urbana) instale um jardim na cobertura. Existem empresas especializadas com kits prontos, mas um bom paisagista ou jardineiro também pode ajudá-lo.
Instale sensores de presença: Se fizer questão daquela iluminação na calçada, instale sensor de presença com foto-célula. À noite, a luz acenderá automaticamente sempre que alguém se movimentar ao redor.
Use os interruptores de acordo com a rota de fuga da casa: Para evitar deixar luzes dos cômodos acesas, coloque os interruptores em pontos estratégicos e não espalhados pela casa.
Utilize luminárias pontuais: Evite ligar as luzes da sala toda, se estiver usando somente uma parte dela. Tenha abajures junto a sofás e escrivaninhas. Além de economizar, você deixará a casa muito mais aconchegante.